top of page

A importância do pré-natal pediátrico

Ter escolhido um pediatra para o seu filho, já no terceiro trimestre do pré-natal, é uma oportunidade de antecipação de riscos para o bebê, em conjunto com a assistência ao recém-nascido na sala de parto e a consulta pós-natal na primeira semana de vida.


Pré-natal é toda a assistência médica oferecida à mulher gestante, durante sua gravidez, cuja necessidade consiste, principalmente, na prevenção e no tratamento de possíveis problemas decorrentes da sua condição neste período e/ou até o momento do parto. Podemos dizer que o pré-natal pediátrico é sintetizado na palavra segurança.


A literatura médica afirma que o período que vai da concepção até os dois anos de idade é decisivo para a definição da saúde da criança e do futuro adulto. É nesse período que o adoecimento infantil pode ser reduzido pela intervenção do obstetra e do pediatra. Estima se que o pediatra dedique até 40% de sua atividade clínica do dia a dia à prevenção.


Já na primeira consulta com os pais, o pediatra irá abordar vários aspectos da gestação, parto, nascimento e acompanhamento da saúde do bebê tais como: esclarecer sobre o diagnóstico pré-natal de doenças maternas, síndromes e malformações; investigar infecções intercorrentes na gestação bem como a indicação das primeiras vacinas; a discussão sobre a via de parto, com foco na saúde do bebê; a assistência pediátrica na sala de parto, quando a presença do pediatra é indispensável para um nascimento seguro; aleitamento materno; testes de triagem neonatal; discutir sobre as mudanças na rotina da família e sua adaptação ao novo membro; orientar os pais para prestarem os cuidados adequados ao bebê, desde o nascimento até a alta da maternidade e em casa, incluindo o cuidado noturno, cuidados com umbigo, banhos, higienização e alertas aos pais à sinais que podem sugerir riscos para a saúde do bebê bem com a abertura de espaço livre para a família expor outras demandas.


Esta consulta é um importante primeiro passo dado em direção à saúde e cuidados com o bebê. É momento de conversar com um profissional dedicado a essa função e especializado no assunto. O propósito é reduzir os medos, as apreensões e a ansiedade da família em relação à chegada do filho, por antecipar informações e estratégias para enfrentar e resolver situações do cotidiano dos bebês.


O parto é uma vivência única e bela da mulher, mas é extenuante, mesmo que tudo corra bem e, depois de meses de preparativos e da passagem pelo hospital, é muito melhor já ter o seu pediatra escolhido e com relação de confiança estabelecida os pais. Conhecedor de todo o histórico do bebê, para que os primeiros momentos tão cheios de emoção não precisem ser impactados por escolha ou procura desse profissional tão importante da vida das crianças e dos pais, desde a etapa pré-natal até a adolescência.


O objetivo da Bambino Pediatria Integrada é apoiar a família nos cuidados adequados à criança, de maneira colaborativa e interdisciplinar. Temos certeza que estabelecer relação médico-família desde o início da gestação traz conforto e segurança aos pais e contato com o bebê desde os primeiros momentos da sua vida.


Posts recentes

Ver tudo

O que é pediatria integrada

Criar e educar um filho são tarefas maravilhosas que envolvem vários aspectos felizes, mas também exigem muito dos pais e da família. Para isso é importante que você tenha uma rede de apoio de pessoas

bottom of page