top of page

O que é pediatria integrada

Criar e educar um filho são tarefas maravilhosas que envolvem vários aspectos felizes, mas também exigem muito dos pais e da família. Para isso é importante que você tenha uma rede de apoio de pessoas próximas, familiares ou não, mas afetivamente envolvidas e profissionais zelosos com conhecimento para a melhor prática em saúde infantil, desde a gestação até a adolescência.


Pediatria é uma palavra de origem grega que significa Medicina da criança. Puericultura, de origem latina, é uma ciência que reúne todas as noções (fisiologia, higiene, sociologia) que podem influenciar o desenvolvimento físico e psíquico da criança, da gestação até a puberdade. Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, e de acordo com os principais protocolos internacionais, o acompanhamento de Puericultura se estende até o final da adolescência.


A missão do pediatra, além das tarefas médicas de aliviar, confortar e curar, é também criar uma perspectiva para a criança, a fim de que ela consiga se desenvolver na direção de todo o seu potencial, uma vez que isso está intimamente ligado às condições de vida e cuidados que receber.


Dada a importância da atitude em relação à criança e à família, faz-se necessário o aprofundamento e intercâmbio das áreas de cuidado médico, para a construção de um conjunto de profissionais com conhecimento e qualificação nas mais diversas áreas que irão atender os pacientes de forma dinâmica, coesa, amável e gentil. Essa integração de saberes e práticas nos diversos campos do cuidado infantil chama-se Pediatria Integrada.


Pediatria integrada é um trabalho a ser realizado por equipe multidisciplinar, proporcionando medidas para a promoção da saúde da criança, com o intuito de realizar seu desenvolvimento integral e culminar em um adulto feliz e saudável. Seus objetivos são a previsão e a solução dos problemas da infância, preocupando-se também com as questões maternas, pretendendo o mais completo bem-estar do paciente e tranquilidade para os pais. São práticas integrativas e complementares em saúde que visam o conhecimento melhor da criança e da mãe, de suas necessidades e de suas patologias, dentro do mesmo espaço físico.


É a união de profissionais usando seu conhecimento em um trabalho norteado para o bem estar e desenvolvimento da criança, acompanhando cada etapa do crescimento infantil, do ponto de vista da alimentação, do sono, do desenvolvimento psicomotor até possíveis problemas de saúde mental e emocionais. Além disso, cuidados específicos com todo o universo que envolve a maternidade.


A Bambino Pediatria Integrada tem como objetivo buscar a consolidação de boas práticas em medicina pediátrica para trazer segurança aos pais e acolhimento às crianças, de forma humana e com bases científicas. Também com qualificação profissional e serviços de qualidade.


Queremos que você e sua família se sintam seguros e acolhidos. Vamos acompanhá-los em todos os aspectos da criação dos seus filhos. Trataremos não apenas da recuperação da saúde, mas das pessoas em si, não só da doença, mas do paciente, com abordagem ampliada do processo saúde-doença e da promoção global do cuidado humano. Tudo isso com muito envolvimento e amor.


Posts recentes

Ver tudo

A importância do pré-natal pediátrico

Ter escolhido um pediatra para o seu filho, já no terceiro trimestre do pré-natal, é uma oportunidade de antecipação de riscos para o bebê, em conjunto com a assistência ao recém-nascido na sala de pa

bottom of page