top of page

Mitos e verdades sobre alimentação da mãe durante a amamentação


🛑 É mito que um único alimento seja responsável pelas cólicas do bebê. Antes de excluir qualquer alimento da dieta, consulte um especialista.


✅ É verdade que se deve evitar o consumo de alimentos industrializados e com alto teor de gordura, que não possuem valor nutricional nem para a mãe e nem para o bebê.


✅ É verdade que durante a amamentação, a mãe perde 1 a 2 kg por mês, de forma lenta e gradual, devido à quantidade de energia que se utiliza para produzir o leite materno.


🛑 É mito que os alimentos lácteos devem ser excluídos da dieta. Eles são fontes de cálcio e devem ser ingeridos diariamente na proporção correta. O leite de vaca pode ser podendo ser substituído por leites vegetais, como o leite de coco, o de amêndoas ou de arroz em caso de sinais de intolerância.


✅ É verdade que o consumo de peixes 2 a 3 vezes por semana é aconselhado para lactantes. Devendo dar preferência aos peixes com baixa quantidade de mercúrio, como sardinha, atum, truta e salmão.


✅ É verdade que a ingestão de gorduras BOAS é importante para alimentação da mãe. Elas são encontradas no abacate, azeite de oliva, frutos secos e sementes, como as de linhaça, chia e abóbora, por exemplo.


🛑 É mito que o consumo de água não altera a produção do leite. Recomenda-se a ingestão de cerca de 3 litros de água por dia que podem ser divididos entre cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chá sem açúcar e o restante consumido por meio da água presente nas frutas, sopas e sucos.


Você tem outras dúvidas sobre alimentação das Lactantes? Deixe aqui nos comentários que retornaremos com a resposta!

Posts recentes

Ver tudo

A importância do pré-natal pediátrico

Ter escolhido um pediatra para o seu filho, já no terceiro trimestre do pré-natal, é uma oportunidade de antecipação de riscos para o bebê, em conjunto com a assistência ao recém-nascido na sala de pa

O que é pediatria integrada

Criar e educar um filho são tarefas maravilhosas que envolvem vários aspectos felizes, mas também exigem muito dos pais e da família. Para isso é importante que você tenha uma rede de apoio de pessoas

bottom of page